Em sua primeira temporada completa na Stock Car, Enzo Elias segue em sua jornada de adaptação à maior categoria do automobilismo brasileiro. Após sofrer com muitas dificuldades na primeira etapa do ano, em Goiânia, o fim de semana em Interlagos foi extremamente animador, a começar pela boa classificação e pelo bom ritmo nas duas provas do domingo, mesmo com a injusta desclassificação imposta pelos comissários da CBA na corrida 2, após um toque com Allam Khodair no S do Senna.
Para a terceira etapa da Stock Car, porém, o desafio será ainda maior. O palco será o Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O local recebeu algumas obras de readequação para receber novamente a maior categoria do automobilismo brasileiro. Uma coisa, porém, segue igual: o velho asfalto abrasivo não foi trocado. E isso deve complicar a vida de pilotos e equipes. Não será diferente com Enzo Elias e com a Crown Racing, que terão de gerir de forma inteligente os jogos de pneus no fim de semana.
O brasiliense de 21 anos que conta com o apoio do Banco BRB nunca andou em Tarumã. E com a limitação na liberação dos pneus Hankook ocasionado pelo incêndio na fábrica responsável pelos compostos da Stock Car na Coreia do Sul, o trabalho em Tarumã tende a ser ainda mais dramático que o normal com o alto desgaste previsto. Os pneus usados pela categoria nesta temporada são mais duráveis, mas as equipes estão tendo que gerir com muito cuidado seus estoques para fazê-los durar durante o maior tempo possível na temporada 2023. E isso vai complicar ainda mais a tarefa de Enzo para conhecer o circuito e achar o acerto ideal em conjunto com a equipe.
A classificação para a terceira etapa da temporada 2023 da Stock Car terá transmissão ao vivo no sábado pelos canais sportv. No domingo, as duas corridas serão mostradas, também ao vivo, pela Band e pelos canais sportv.
O que ele disse:
“Não é a tarefa mais fácil do mundo chegar em uma pista que você não conhece em um carro que exige uma adaptação constante na temporada. E ainda mais com essa limitação de pneus. Se estivesse aberto, tranquilo de pneus, daria para andar mais, dar mais voltas. Só que a gente está restrito em uma pista que consome muito pneu. E a próxima etapa ainda é em Cascavel, que consome mais pneu ainda. Isso é algo que a gente está olhando, trabalhando e estudando desde Interlagos. Mas faz parte do jogo, de ser um piloto estreante da Stock Car. A gente tem de passar por essas situações. Estou me preparando todos os dias para poder enfrentar cada uma delas da melhor forma possível. Independente de tudo, a gente sabe que tem um carro que desempenhou muito bem em Interlagos e espero que ele mantenha o desempenho em Tarumã. A equipe está fazendo um grande trabalho. E a meta é manter o nível.”
Enzo Elias
Cronograma – Stock Car – Etapa 3 – Tarumã, Viamão-RS
Sexta-feira, 19 de maio:
10:10 – Shakedown
13:00 – Treino Livre 1
Sábado, 20 de maio:
09:10 – Treino Livre 2
12:50 – Classificação
Domingo, 21 de maio:
12:43 – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
13:21 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)