Uma recuperação excepcional na corrida sprint da nona etapa da temporada 2024 da Stock Car, no Autódromo Oscar y Juan Gálvez, em Buenos Aires, maior palco do automobilismo da Argentina. Foi assim o sábado de Enzo Elias, que largou na 27ª e última posição por causa de uma punição no Velopark e terminou em 14º, ganhando 13 postos ao longo dos 40 minutos + 1 volta da categoria neste sábado.
O brasiliense apoiado pelo Banco BRB ganhou cinco posições logo na primeira volta, escapando das confusões tradicionais das largadas na Stock Car. O piloto do Toyota Corolla #28 preparado pela Crown Racing, então, acabou sendo uma das vítimas da primeira entrada do safety car, quando não conseguiu entrar nos boxes a tempo. Ele seguiu na pista e fez o pit stop obrigatório quando estava em terceiro.
Enzo Elias retornou à pista em 20º e teve de remar tudo de novo. Ganhou duas posições logo na sequência, e ainda fez mais quatro ultrapassagens para terminar a primeira corrida do fim de semana em Buenos Aires na 14ª posição. Tudo isso economizando acionamentos do botão de ultrapassagem, pensando na segunda corrida. Neste domingo, o brasiliense vai largar na 14ª posição.
O seletivo traçado número nove do Autódromo Oscar y Juan Gálvez, com 3.353 metros de extensão, dez curvas e dois trechos com características bem distintas, terá a corrida principal neste domingo para encerrar o cronograma da etapa com o grid definido pela classificação do sábado. A Stock Car tem transmissão dos canais Sportv e da Band.
O que ele disse:
“Sabia que o ritmo era muito bom para este sábado e consegui fazer uma escalada desse tamanho. Infelizmente, a gente não conseguiu ter a sorte de acertar o momento do safety car que muitos tiveram. Mas estou muito feliz com o ritmo. Marquei bons pontos, esse é o principal, o primordial. E vamos para cima amanhã para buscar mais uma recuperação. O carro está bom. Tive uma infelicidade no Q2. Faz parte. A gente sabe que está rápido e vai disputar amanhã.”
Enzo Elias