Na primeira temporada completa na Stock Car, chegou a vez de experimentar a primeira classificação e o equilíbrio extremo da maior categoria do automobilismo brasileiro. Foi esta a realidade do sábado de Enzo Elias no forte calor do Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia. O piloto do Toyota Corolla #28 da Crown Racing já tem uma vitória no currículo, na Corrida de Duplas do ano passado, em parceria com Galid Osman, mas na ocasião, apenas os pilotos titulares participavam da classificação. Por isso, o brasiliense encarou uma experiência nova neste sábado.
E logo de cara em um dia de muitas novidades, com o primeiro teste para valer dos novos pneus Hankook, mais duros que os Pirelli usados até o ano passado; das novas e maiores asas traseiras, que geram mais downforce; e também da altura maior dos carros em relação ao solo. Mas nem isso afetou o equilíbrio extremo tradicional da Stock Car: nada menos que 30 dos 31 pilotos inscritos para a etapa de Goiânia ficaram dentro do mesmo segundo. E aí qualquer detalhe pode fazer a diferença.
E Enzo descobriu da pior maneira possível. O piloto de 21 anos cometeu um erro no fim de sua primeira volta rápida no Q1, o que comprometeu também sua segunda tentativa. E aí o cronômetro zerou e não permitiu uma terceira volta rápida. O resultado foi a 28ª posição no grid de largada, mas à frente, por exemplo, de Felipe Massa, vice-campeão da F1 em 2008. Para a corrida, o brasiliense confia no acerto encontrado no trabalho com a Crown Racing. Mas sabe que a tarefa será complicada.
A abertura da temporada 2023 da Stock Car terá suas duas corridas com transmissão ao vivo pela Band e pelos canais Sportv na manhã deste domingo.
O piloto conta com o apoio do Banco BRB em seu primeiro ano completo na categoria.
O que ele disse:
“A gente vem enfrentando muitos problemas. E em relação ao acerto do carro, nada estava encaixando como a gente queria. Foi um pouco complexo, mas a gente arrumou para o classificatório. Infelizmente, dessa vez foi culpa minha. Eu errei que comprometeu o fechamento da minha volta. E quando a gente tem um erro aí, você compromete a segunda. E não deu tempo de abrir uma terceira e isso prejudicou o quali inteiro. A Stock Car é assim, não tem margem para erro. Mas agora a gente achou um carro competitivo, então é óbvio que largando mais atrás não será uma corrida fácil. Agora a gente vai analisar tudo e vou dar o melhor para pontuar.”
Enzo Elias
Cronograma – Stock Car – Etapa 1 – Goiânia
Domingo, 02 de abril:
11:43 – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
12:21 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)