Ao longo deste fim de semana, dividindo a pista com a Fórmula 1 durante o Grande Prêmio do Brasil de F1, a Porsche Cup realizou em Interlagos a etapa final da temporada de seu certame sprint.
Nesse sábado (12), aconteceram a classificação e a corrida 1 dessa última rodada dupla do ano. Pela regra, o piloto mais rápido do classificatório larga da pole position na prova de domingo, e o segundo mais veloz parte da posição de honra na bateria de sábado.
Repetindo o bom desempenho do treino livre de sexta-feira (11), no qual figurou no topo da tabela de tempos, na classificação desse sábado o piloto brasilense Enzo Elias, líder do campeonato, imprimiu mais uma vez um ritmo forte e liderou a sessão até os minutos finais, terminando com a pole da corrida 1 e a segunda colocação no grid da bateria 2, de domingo (13).
Na prova 1, disputada no sábado, Enzo largou bem, se defendeu dos ataques os adversários e se manteve na liderança. Ainda na primeira volta, após alguns pilotos se envolverem em acidentes, o safety car foi acionado. Na relargada, Elias novamente reagiu bem à bandeira verde e passou a imprimir o bom ritmo que já vinha apresentado ao longo do fim de semana, cravando, inclusive, a volta mais rápida da bateria.
Restando dez minutos para o fim da corrida, o jovem brasiliense já carregava uma vantagem de mais de dois segundo sobre o segundo colocado Miguel Paludo. Em ritmo alucinante, Enzo Elias ampliou ainda mais sua distância para Paludo e venceu de forma brilhante, terminando quase seis segundos à frente de Miguel e estabelecendo um Grand Chelem, quando o piloto faz a pole-position, marca a melhor volta e vence de ponta a ponta.
Vale destacar que com a vitória de sábado Enzo alcançou a impressionante marca de cinco triunfos em 12 provas disputadas. Além disso, com seu carisma peculiar, o atleta conquistou o público das arquibancadas que celebrou com ele esse grande resultado em Interlagos.
“Tomei um susto na largada, mas consegui segurar a primeira posição. Consegui um ótimo ritmo, abri uma vantagem considerável e fui para a vitória”, disse Enzo Elias.
Na corrida 2, realizada nesse domingo, Elias partiu da segunda colocação e, pensando no título, fez uma largada conservadora para não se envolver em incidentes.
Enzo manteve um ritmo forte durante toda a prova, que foi bastante movimentada e emocionante tanto para quem assistia pela televisão quanto para os fãs presentes no autódromo.
Miguel Paludo venceu e Enzo Elias terminou no top-10, conquistando o título de 2022 do certame, sendo o tetracampeonato do jovem atleta na Porsche Cup, uma vez que em 2019 Enzo sagrou-se campeão da Porsche GT3 Cup e, em 2021, venceu os títulos ‘Overall’ e Endurance da divisão Carrera Cup.
“Foi uma final bem complicada. Tentei me proteger o máximo possível. Mesmo com todos os contratempos que enfrentei na prova, eu ainda tinha ritmo para buscar os pilotos que estavam à minha frente, o que era impressionante. Termino a temporada com cinco vitórias e o tetracampeonato na categoria. Muito obrigado a todos que fazem parte dessa história. Estou muito feliz. Foi um ano incrível”, relatou o campeão.
Enzo Elias disputa a Porsche Carrera Cup com o carro de número #73 e é patrocinado pelas marcas Banco BRB, Farben Tintas, Arquitech Revestimentos, Deutsch Sport Cars e Procer.