Neste fim de semana, a Porsche Cup realizou, em Goiânia (GO), a penúltima etapa da temporada de seu certame sprint.
No sábado (8), aconteceram as sessões de classificação e a corrida 1. Vale ressaltar que houve uma mudança no modelo de classificação para a segunda bateria do fim de semana das provas da categoria. Anteriormente, o grid da prova 2 era construído por sorteio, que invertia as posições dos pilotos após o término da corrida 1. Agora, os competidores passam a disputar dois treinos classificatórios, no sábado, e assim se definem as colocações de largada nas baterias.
O piloto brasilense Enzo Elias, que desembarcou em Goiânia na vice-liderança do campeonato, foi bem nas duas sessões classificatórias marcando um segundo e um terceiro lugares para as duas provas, respectivamente.
Na bateria do sábado, Enzo largou bem e, mesmo momentaneamente perdendo a segunda posição para Werner Neugebauer, fechou a primeira volta no segundo lugar, seguindo de perto Miguel Paludo, que assumiu a ponta da corrida no primeiro giro.
Elias continuou imprimindo um ótimo ritmo e comboiou Paludo por toda a primeira metade da bateria. No início da metade final da prova, o safety car foi acionado por conta de um acidente entre os pilotos Nelson Monteiro e Roman Ziemkiewicz. Na relargada, Enzo Elias partiu para o ataque a Miguel Paludo para tentar a ultrapassagem logo na primeira curva do circuito, mas Miguel fechou a porta e defendeu bem a primeira colocação. Então, Elias levou o bólido #73 para um belo segundo lugar e somou pontos importantíssimos para o campeonato.
“O calor de Goiânia nunca dá trégua para a gente. O Miguel Paludo conseguiu uma largada espetacular. Eu não esperava isso. Achei que estávamos ali apenas o Werner Neugebauer e eu. Consegui passar o Werner ainda na primeira volta. Eu sabia que um segundo lugar seria importante, pois o Marçal Müller estava mais atrás, então fiquei satisfeito com o resultado”, disse o jovem brasiliense.
Na corrida deste domingo (9), partindo da terceira posição Enzo Elias fez uma largada espetacular e já pulou para a primeira colocação na primeira curva. Instantes depois, um acidente causou a intervenção do safety car.
Dada a relargada, Enzo se manteve em primeiro e passou a imprimir um ritmo alucinante, e assim foi por toda a bateria até conquistar sua quarta vitória no ano e empatar em pontos corridos com Marçal Müller, no entanto, assumir a liderança do campeonato quando aplicada a regra dos descartes.
“Foi difícil tirar a diferença de pontos para o Marçal até aqui. Desde a prova de Interlagos não foi fácil enxergar esse cenário que vivo hoje ao liderar o campeonato, considerando os descartes, que é o que vale pela regra. Venho trabalhando duro e minha média de pontos por corrida tem sido 20, então, eu estava confiante de que eu reverteria essa desvantagem. Vou buscar esse título na última etapa em Interlagos”, finalizou Elias.
Enzo Elias disputa a Porsche Carrera Cup com o carro de número #73 e é patrocinado pelas marcas Banco BRB, Farben Tintas, Arquitech Revestimentos, Deutsch Sport Cars e Procer.